Devido à falta de conscientização da população com relação à preservação das nascentes desses rios o deputado Paulo Cortês (PR) instituiu em Julho de 2014 áreas de proteção ambiental para as nascentes de alguns rios do estado. Para os donos de animais que consumiam a água diretamente deste local, foi sugerida a instalação de bebedouros para evitar o consumo de água das nascentes.
Já em Abril de 2015, mesmo com a presença deste decreto, moradores de Sidrolândia denunciaram a presença de óleo diesel e piche de asfalto sendo misturados à água da nascente do Rio Vacaria, e assim o culpado desta poluição seria a Alfa, empresa que asfaltava ruas próximas à região protegida, e que utilizou a "desculpa" de que o óleo e o piche teriam chegado à nascente através da água da chuva.
Limpeza da nascente por funcionários da prefeitura |
Considerando o desrespeito ao decreto do deputado Paulo, deveriam existir agentes da PMA fiscalizando as áreas protegidas pela lei, que na verdade só existem em lugares mais movimentados do estado.
Fonte:http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2015/04/pma-flagra-poluicao-de-nascente-e-rio-apos-denuncia-em-sidrolandia-ms.html