A maioria das pessoas nem se preocupa com o destino de seus antigos celulares, tablets, computadores, e etc, mas o problema é que a falta de preocupação delas gera grandes impactos negativos para o meio ambiente, e consequentemente para elas. Por exemplo: as baterias jogadas no meio ambiente poluem o solo e água por causa dos materiais que a compõem (mercúrio, cobre e etc). Fora os outros produtos utilizados para a fabricação desses aparelhos (plastico, metais e vidro) que demoram para se decompor no meio ambiente.
Lixo Eletrônico |
A maneira mais correta e segura de descartar estes aparelhos é levando todo este lixo para empresas ou cooperativas que trabalham com a reciclagem e descarte adequado deste tipo de material. Ou, simplesmente, doar seus antigos aparelhos eletrônicos para empresas que trabalham com a inclusão digital de pessoas que não tem condições financeiras para ter acesso a este tipo de equipamento.
Centro que trabalha com a inclusão digital |
No final das contas, o problema não é apenas o fato das pessoas necessitarem de equipamentos de ultima geração, mas sim o descarte dos seus antigos aparelhos, que acabam prejudicando até as pessoas que trabalham em lixões e ficam expostas a esses materiais diariamente.
Fontes: https://www.google.com.br/ (imagens)