quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Biomas Sul-Mato-Grossenses

          Com o passar dos anos as plantas e o animais tem se adaptado ao clima e região onde coexistem. Sabendo disso, podemos dizer com clareza que cada estado do Brasil tem um, ou mais, bioma específico que caracteriza sua vegetação e espécies de animais presentes naquela área.
          Como o próprio titulo sugere, irei falar sobre os 3 biomas presentes na região do Mato Grosso do Sul, e no caso 2 deles estão divididos com Mato Grosso. De acordo com o site suapesquisa.com podemos destacar em nosso estado a presença do Cerrado, do Pantanal e da Mata Atlântica.

          O Cerrado caracteriza-se como sendo o bioma que apresenta gramíneas, arbustos e árvores retorcidas, e as plantas retiram água e nutrientes em profundidades maiores, para sobreviverem às temperaturas elevadas. Também presente no Mato Grosso.



Gramíneas
Resultado de imagem para arvores retorcidas do cerrado
 Árvore Retorcida

          Outro bioma também encontrado em Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso é o Pantanal, que se caracteriza pelos alagamentos durante os períodos de chuva e pela presença de árvores de floresta tropical nestas áreas. Além deste tipo de árvore, também podemos encontrar gramíneas, arbustos e palmeiras no Pantanal.

Resultado de imagem para arvores de floresta tropical
Árvores de Floresta Tropical
Resultado de imagem para palmeiras pantanal
Palmeiras
          Além do Cerrado e do Pantanal, o outro bioma que se mantém no estado é a Mata Atlântica. Caracterizada por ter uma floresta fechada com árvores altas de médio porte, que hoje ocupam apenas 7% de sua área original, pelo fato de sua área ter sido desmatada com o passar do tempo.


Árvore Alta de Médio porte (Floresta Fechada)

          Grande parte da diversidade de ecossistemas que o Brasil oferece pode ser encontrada em nosso estado, com exceção de vegetações específicas de regiões frias do país (Sul). E a imagem a seguir mostra os diferentes biomas do Brasil e onde podem ser encontrados, e temos que ter consciência de que a região verde deste mapa (Mata Atlântica) podia ser encontrada em quase todas as áreas, e, hoje, está presente apenas em regiões específicas.


Biomas Brasileiros
                                                Fontes das imagens: http://www.google.com.br

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Capivaras e sul-mato-grossenses

           Quando falamos sobre a ecologia em Mato Grosso do Sul não podemos deixar de falar sobre a quantidade de capivaras existentes em nosso estado, já que uma grande parte delas vive aqui. Afinal, desde a criação da cidade, os habitantes convivem com estes grandes roedores, dividindo o ambiente urbano com os animais. 
Fonte: http://asviagensdecarla.blogspot.com.br/2011/08/campo-grande-porta-de-entrada-para-o.html

           Na capital do estado é quase impossível encontrar algum campo-grandense que nunca tenha encontrado uma capivara, ou um grupo delas, vagando por lugares como o Parque das Nações Indígenas, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Lago do Amor, entre outros lugares. De acordo com o site suapesquisa.com, além da capivara ser o maior roedor do mundo, este animal vive de 15 a 20 anos, e geralmente se abrigam em rios, lagos e lagoas, já que são ótimos nadadores. 
           Um dos grandes problemas que as capivaras encontram, e temem, enquanto dividem território com as pessoas, é a presença dos carros. Por exemplo, em Agosto de 2014, cerca de 3 capivaras morreram por dia na BR-262 entre os municípios de Anastácio e Corumbá, de acordo com o site campograndenews.com.br.
           Além desses grandes roedores, o estado possui uma grande diversidade de animais vivendo próximos aos habitantes, como: as araras, os tucanos, varias espécies de peixes, entre outros. Em alguns lugares do estado também podemos encontrar onças pintadas e jacarés. 

Resultado de imagem para biodiversidade MS    Resultado de imagem para biodiversidade MS

Fontes: <http://www.greenfarmco2free.com.br>   <http://www.maturishow.com.br>

           Muitas pessoas chegam a fazer brincadeiras dizendo que no Mato Grosso do Sul podemos encontrar onças como animais de estimação dos habitantes do estado, tudo isso devido à grande biodiversidade da região, o que chama atenção de turistas em geral.